segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Amapá elabora nova versão do seu MAPA DOS CONFLITOS SÓCIO AMBIENTAIS
















































Prezad@s Companheir@s

Atendendo ao convite do FAOR/AP e do COMITÊ ACORDA AMAPÁ, vários cidadãos colaboraram na nova edição do MAPA DOS CONFLITOS SÓCIO AMBIENTAIS DO AMAPÁ. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro nas dependências da DIOCESE DE MACAPÁ.
O trabalho é todo voluntário, e os recursos financeiros são doados pelos interessados na construção deste valioso instrumento para discutir e propor políticas públicas em que são levadas em consideração as condições concretas para sobrevivência e geração de renda na ótica da população.
Nos organizamos espontaneamente, dividindo as tarefas conforme aptidões e disponibilidade de colaborar. Com base nos apontamentos obtidos que serão checados nos próximos dias, os responsáveis pela sistematização vão construir um documento inicial, que junto ao mapa elaborado pelos responsáveis pelo geoprocessamento formarão este novo instrumento disponibilizado a sociedade.
Inicialmente levaremos o material a 5ª Conferencia do FAOR (Fórum de Ong’s e Movimentos Sociais da Amazônia Oriental), a ser realizado em Palmas-TO no período de 05 a 08 de dezembro próximos, quando faremos relato do panorama sócio-político do Amapá.
Esta versão do MAPA DOS CONFLITOS SÓCIO AMBIENTAIS DO AMAPÁ não está acabada, criaremos um Comitê Gestor para dar continuidade ao recebimento de informações sobre estas ocorrências, que podem vir de dos movimentos sociais, através de seus representantes ou de cidadãos com compromisso e conhecimento de situações que precisam ser reveladas.
Estamos utilizando as 14 tipologias estabelecidas para identificação e classificação destes conflitos, a saber: Recursos Hídricos, Queimada e/ou Incêndios Provocados, Pesca e/ou Caça Predatória, Extração Predatória de Recursos Naturais, Desmatamento, Garimpo, Pecuária, Monocultivo, Extração Madeireira, Grandes Projetos, Regularização Fundiária, Ordenamento Territorial, Violência Física Declarada, e, Moradia. Informações podem ser encontradas na campanha “Na Floresta Têm Direitos: Justiça Ambiental na Amazônia”, hospedada no site: http://www.comova.org.br/www/., e
http://www.comova.org.br/pdf/APRESENTACAO_MAPAS_SEMINARIO_JUNHO_2006-27-06.pdf.
Este produto representa para nós uma ferramenta fundamental para conhecermos com maior clareza o estado das coisas em que se encontram nossas populações, especialmente em sua relação com o processo de desenvolvimento econômico implementado por agentes públicos e privados.
Aguardamos sua colaboração enviando contribuições para nosso e-mail: confsocioambap@gmail.com

Vamos a Luta

Comitê Gestor do Mapa do Conflitos Sócio Ambientais do Amapá